quinta-feira, junho 08, 2006

Quanto mais pequeno o "objecto" do crime...

Eu, ignorante como sou, diria que o ser Humano não trataria mal os seus descendentes, especialmente os indefesos. Basta-me abrir um jornal qualquer para me aperceber que a minha crendice e a realidade são muito díspares.
Então, perante novos factos, estabeleço novas crenças, como a de que quanto mais pequena a vítima, com maior avidez serão investigados os culpados, e maior severidade estes serão punidos. Hoje perante as notícias que me têm bombardeado, mais uma vez me confronto com o facto de que por vezes não quero viver neste mundo.
Então não é que, quando jovens de 16, 17 anos alegam terem sido "obrigados" e "abusados" sexualmente, o país inteiro se movimenta em sua defesa, e o estado de direito vê-se com um processo em mãos, provavelmente cheio de bodes espiatórios, que não parece ter fim à vista. No entanto quando uma bébé de 50 dias é abusada, todos são ilibados e as culpas de maus tratos numa pequeníssima centelha de vida recaem sobre ninguém.
Estou indecisa, se será pelo facto de ela estar em coma e não conseguir levantar o dedo para apontar os culpados, ou se será simplemente porque ainda não esteve tempo suficiente de vida para revindicar os seus direitos.